terça-feira, 19 de julho de 2011

Turistando: Fotos Randômicas de Dublin




















Oiee! Já estou há quase dois meses aqui em Dublin ! Ufa, passou rápido, e foi tudo muito corrido até agora!
Estou em outro apartamento agora, já faz mais de 1 mês (desculpe por não atualizar vocês, mas o tempo CORRE aqui!). Esse apê fica numa localização perfeita pra mim: perto de tudo que eu preciso (inclusive das melhores lojas, AIIII que tentação!).  O próximo post vai ser ser sobre isso.

Esse post de hoje vai ser um resumão sobre um pouco do que eu pude conhecer de Dublin esses dias que estou aqui, com um random de fotos que tirei por aqui.


Bom, Dublin, pra começar, é uma cidade super pequena, se comparada às nossa grandes capitais no Brasil.
Dublin tem 1,5 milhões de pessoas, sendo que eu acho que pelo menos 40% é de imigrantes, pelo que eu vejo aqui. Vejo todos os dias MUITOS asiáticos, indianos, mauritanos, venezuelanos, brasileiros, franceses, americanos, poloneses, espanhóis, e etc. Isso porque, além de Dublin ser uma cidade que fica na Europa, chamando muitos turistas, também tem um sistema muito bom para imigrantes, e o excesso de imigrantes acabou contribuindo pra crise que está por aqui. Falando em crise, aqui se vê muitas lojas e empresas fechadas e lugares para alugar totalmente vazios, porém, Dublin está sempre fervilhando de gente, principalmente no centro, como é de se esperar.




Dublin é uma cidade muito bonita para mim, apesar de ser chamada de uma das mais feias menos bonitas do continente europeu. É uma cidade que concentra o movimento no centro, e nos arredores tem uma paisagem muito bucólica, quase rural. Além disso, é uma cidade costeira, então há muitas praias dentro de Dublin mesmo (nessa época os Irlandeses vão bem faceiros pra praia curtir o mar, mas acredite, e MUITO frio!).
Os prédios aqui são quase todos muito antigos, e bem baixos. Não se vê arranha-céu por aqui.
Por ser uma cidade relativamente calma, é tranquilo de sair a noite sozinha e voltar de madrugada, o que eu já considero um ganho enorme de ter saído do Brasil. Além disso, é perfeitamente possível fazer tudo a pé ou de ônibus aqui, sem trânsito absurdo. Por sinal, os ônibus aqui são iguais aos de Londres, só que amarelos. São super confortáveis e limpíssimos. Só de andar num deles você já se sente turistando por aí, por um valor muito baixo.



Aqui em Dublin existem MUITOS parques, e são parques absurdamente lindos e encantadores! Antes de vir pesquisei muito sobre Dublin, e sempre via as pessoas falando dos parques e eu pensava "o que tem de tão especial nesses parques"? Agora eu sei.  A grama daqui é muito diferente da do Brasil. Sem exagero nenhum, parece um tapete verde e sedoso! As plantas são incríveis, tudo é mais verde. Isso é resultade de muita chuva, porque aqui chove praticamente todos os dias do ano (um pouquinho por dia, mas chove).





A arquitetura é linda! É como eu queria ver antes de vir pra cá! Me sinto totalmente imersa na Europa! Os prédios muito antigos, construções que fizeram parte da história da Irlanda. Tem um hotel aqui que é tão antigo que ele serviu como base de encontro para os revolucionários na época da Idade Média. Também já vi um pequeno cemitério datado de 1830 no meio de 2 prédios mais novos, no meio da cidade!! Hahaha! Muito legal! A cultura aqui é celta. Aliás, eles tem isso muito forte. Eles só falam inglês porque os Britânicos invadiram a Irlanda e os obrigaram a falar inglês e a absorver a cultura inglesa. Por causa disso eles tem muito ódio dos ingleses. Isso eu não sabia, aprendi quando cheguei aqui, através dos professores Irish. No interior da Irlanda ainda há pessoas que falam a lingua Gaélica, e ensinam as crianças com as duas linguas. 
Se você for reparar aqui, vários lugares tem palavras que não são do inglês e você não faz nem idéia do que significa. Isso é Gaélico! Nos taxis, por exemplo, as placas não dizem "Dublin", e sim "Baile Átha Cliath" (Dublin na língua deles). É realmente muito interessante ver isso ao vivo! Abaixo um exemplo: Fáilte, em gaélico significa "bem-vindo".




A minha escola está sendo boa para mim. Estou aprendendo bastante. 80% dos alunos aqui são brasileiros, mas isso não prejudica o ensino porque aqui é expressamente proibido falar qualquer lingua senão inglês, mesmo que seja pra explicar pro outro aluno alguma coisa. Os professores ficam brabos mesmo!

Aqui tem algumas zonas mais importantes para os turistas, mas vou falar disso em outro post. Algumas ruas eu coloquei nas fotos abaixo.


























Bom, isso é um resuminho da minha visão inicial de Dublin. Conheço muita gente que não está gostando de morar aqui, mas eu estou amando!!! Espero que tenham gostado dessa breve resenha, que eu fiz mais para que vocês saibam aonde eu estou morando. =)


3 comentários:

Aline Coelho disse...

Oi Elisa!
Já falei pra ti pelo twitter, que a minha irmã mora ai em Dublin, pelo visto é pertinho do teu apto (ou me enganei de igreja). Ela mora na Augustine Street. E agora em agosto irei visitá-la. Eu acho Dublin um charme. E já fiquei sabendo que é época de liquidação. Chego em boa hora! Abraços,Aline.

Elisa Hoffmann disse...

Aline! Lembro sim que você falou! Não sei onde é essa Augustine St., mas deve ser perto sim! Ah! A igreja eu me expressei mal: ela fica na frente da minha escola hehehe. Mas de qualquer forma é perto da minha casa!
Nossa, você vem numa época ótima! Aproveite muitoooo, faça muitas compras porque aqui é muito barato tudo!
Beijao querida!

Momô disse...

Nossa, eu me vejo em vc quando cheguei aqui na Italia, toda deslumbrada tb com as coisas! tudo! Já vai fazer 10 meses, já me acostumei a muitas coisas, mas confesso que de vez em qdo me surpreendo ainda! Essa semana fiz minha primeira viagem pro 'exterior', fomos pra Austria, e eu doidinha pra carimbarem meu passaporte, só que... nada de carimbo. De carro não tem mais controle nas fronteiras... :(
Que bom q vc tá gostando de Dublin, to adorando ler os posts, quem sabe uma hora aporto aí! hehehe
bjin

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores