quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Garden Of Remembrance (Jardim da Lembrança)

"Garden of Remembrance: Dedicated to those who gave their liver in the cause of irish freedom - Jardim da   Lembrança: Dedicado a aqueles que deram suas vidas pela causa da liberdade irlandesa. "




Garden of Remembrance é uma praça que tem aqui perto da minha casa em Dublin.  O Jardim da Lembrança, como é conhecido em inglês, foi criado como uma homenagem aos guerreiros que lutaram em algumas das batalhas na Irlanda.



O parque representa algumas rebeliões especificas, tais como:

-A Rebelião na Irlanda de 1798
-A Rebelião de Robert Emmet em 1808
-A Rebelião dos Jovens em 1848
-Fenian Brotherhood (irlandeses contra as tropas britânicas) em 1867
-A Rebelião da Páscoa (Easter Rising), contra as tropas britânicas em 1916
-A Grande Guerra de Independência da Irlanda, em 1919

Todas essas batalhas resultaram em um número muito grande de mortos e feridos, já que o exército Inglês era muito mais bem preparado. Mas os irlandeses precisavam se libertar da escravidão inglesa, visto que a cultura Celta é muito diferente da Inglesa, e os britânicos obrigaram os irlandeses a absorver e "usar" a cultura deles. Imagina o ódio deles contra os ingleses?? Até hoje tem placas dizendo "A Rainha da Inglaterra não é bem-vinda". Bom, ela veio esse ano, em Maio, e pediu perdão em nome do Reino Unido pelas desgraças que eles fizeram por aqui. Talvez isso mude um pouco a imagem da Inglaterra pelos irlandeses...ou não.


 

O monumento acima se chama "Children Of Lir" (os filhos de Lir), e simboliza uma lenda aqui da Irlanda. A lenda faz parte de um ciclo de lendas celtas: 

"Bodb Derg foi eleito rei dos Tuatha Dé Danann, para grande aborrecimento de Lir. A fim de acalmar Lir, Bodb deu uma de suas filhas, Aoibh, para casar com ele. Ela lhe deu 4 filhos, 1 menina e 3 meninos.
Aoibh, a mãe das crianças, morreu, e Bodb, querendo manter Lir feliz, enviou outra de suas filhas para casar com Lir. Aoife ficou com ciúmes do amor das crianças pelo pai e resolveu se livrar delas. Em uma das viagens das crianças até a casa do avô, Bodb, ela mandou seu servo mata-las, mas o servo se recusou. Na raiva, ela tentou fazê-lo sozinha, mas não teve coragem. Em vez disso, ela usou magia para transformar as crianças em cisne. Quando Bodb viu isso, ele transformou Aoife em um demônio do ar pela eternidade.
Como cisnes, as crianças tinham de passar 300 anos em um lago perto do castelo de seu pai, chamado Lough Derravaragh, 300 anos no Mar de Moyle, e 300 anos sobre as águas do Irrus Domnann, perto de uma ilha. Enquanto as crianças eram cisnes, Saint Patrick, o santo da Irlanda, converteu o país ao Cristianismo.
Após os 900 anos como Cisnes, o sino da igreja Católica soou e o feitiço foi quebrado, e eles foram novamente transformados em seres humanos, mas como tinham 900 anos, secaram e foram sepultados com a família, após o batismo."

Dá pra perceber que a Irlanda é um pais bem católico né??







 O monumento representa, então, o renacsimento da nação irlandesa após 900 anos de luta pela independência da Inglaterra, e mais tarde do Reino Unido, assim como os 900 anos que os cisnes levaram para se libertarem.


























As pessoas passam e jogam moedinhas para a fonte das crianças que renascem.


























Como podem ver, o parque foi feito em forma de cruz: tanto a cruz que corta os jardins para  fundo, como um túmulo, tanto quanto pela piscina, que tem desenhos de espadas e escudos em cada ponta e ao longo da "cruz".
Além disso, a grama é muito verde e parelha, com árvores, há bancos de madeira espalhados por toda a extensão do parte, e muitas flores cor-de-rosa para alegrar. No fundo do monumento, um texto em Gaélico em cor dourada fecha com chave de ouro esse parque lindíssimo e tocante no meio de Dublin.
Realmente adorei esse parque.
Recomendo a visita para quem se interessa por história e vier a Dublin.
Beijos!

4 comentários:

Felipe Gobbo Bordon disse...

As fotos estão lindas...
E adorei saber o significado do parque. Sempre passo por lá, mas agora olho de maneira diferente, e acredite, ficou MTU mais bonito.
Obrigado Elisa, mande mais posts assim!!!!

Carla disse...

Adorei esse parqueeeee!! Que lindo!!Quero visitar com certeza!!
Beijoss

Elisa Hoffmann disse...

Felipete! Vamos juntos tomar um chimas nesse parque então! heheh
Mas sério, adorei estudar a história dele, realmente deu mais valor a ele.
Beijos

Elisa Hoffmann disse...

Carla, venha mesmo, se estiver em Dublin, é bem bonito, mas não se gasta muito tempo vendo, ok?
Beijão!

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores