terça-feira, 1 de novembro de 2011

Edimburgo, a capital da Escócia: o vôo, o hostel, transportes e dia a dia

Oi gentem! Voltei.
Depois de um sumição por conta do trabalho, aqui estou eu novamente.
Esse trabalho tá me tirando uma boa parte da minha energia, mas paga BEMMMM!! Ja fiz várias compritchas ótimas, nem to usando as coisas que comprei aqui, porque quero levar pro Brasil novinhas mesmo hehehe.
Vou em breve mostrar aqui as aquisições com os preços.
Mas bom, muito atrasada, vim aqui falar sobre a minha viagem pra Edimburgo.
Edimburgo é a capital da Escócia, um país que fica bem perto aqui da Irlanda, e pertence ao Reino Unido, por isso sua moeda é em pounds.
Compramos as passagens aéreas pela Ryan Air, uma cia aérea Low-Cost (baixo custo) daqui, custou 26,00 euros ida e volta (ridículo de barato né).
Aí, o hostel (albergue) nós procuramos no site Hostel Bookers, e achamos um super baratinho e com uma pontuação ótima (a localização é o mais importante): o Art Roch Hostel, e custou mais ou menos 13,00 euros por noite (ficamos 1 noite e 2 dias, somente).
Bom, saímos de Dublin às 6:30 da manhã, e chegamos em 30 minutos de vôo em Edimburgo. Aí pegamos um ônibus chamado Airlink 100, que faz o trajeto aeroporto-centro-aeroporto, por 6 libras o bilhete ida-e-volta.
Aí, chegamos no centro lá pelas 8:30 da manhã, na praça principal do centro de Edimburgo.
Edimburgo e dividida por 2 partes: a velha e a nova. A parte turística mesmo é a velha, onde ficam os monumentos, castelos, praça, etc. É tudo muito perto, então você pode andar a pé por tudo. Por sinal, essa cidade velha é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Dois dias foram mais do que suficiente para conhecer, ainda sobrou tempo para sentar na praça e tomar um sorvete de toffee enquanto esperávamos a hora passar pra voltar.
Foi um passeio muito agradável, passamos bem, entramos nas atrações, comemos fora e gastei o total de 78,00 libras (tirando a passagem, que ja estava paga).

O Vôo:

A Ryanair, por ser muito barata, não prima muito pelo conforto, mas para um vôo de meia hora foi ótimo.

O Hostel:

Se você quiser saber ONDE FICAR EM EDIMBURGO, aqui está a resposta: Art Roch Hostel. Quando você entra, parece desorganizado e mal assombrado, mas o clima lá é maravilhoso! Banheiros limpos (separados por homem e mulher) e eficientes, quarto limpo e arejado, camas confortaveis, roupa de cama nova e cheirosinha, na área em comum tem um bar com opções de comidinhas e bebidinhas prontas pra vender, café da manhã (pago extra, 5 libras), e muitos sofázões pra usarmos os notebooks (a wifi e de grátis! =D). Muito gostoso.

Gabi estranhando a decoração bizarra do hostel.

Mas o melhor de tudo, a LOCALIZAÇÃO! Com o perdão da palavra, mas PQP! Localização perfeita! Facil de chegar, vê-se o castelo da janela, e ao lado tem uma praça mega agradável com vários restaurantes e cafés. Perfeito!

Vista da janela do hostel. Magnífico!

Comendo em Edimburgo:

Fast food não é uma coisa super fácil de achar, só na parte mais nova da cidade. Mercado também, por incrível que pareça! Quem ficar na parte velha da cidade (ou seja, a maioria dos turistas) vai se dar conta de que quase não tem mercados! Poxa! Tive que caminhar um monte pra procurar um mercado perto do hostel pra comprar algo pra beliscar, e mesmo assim, nem era um mercado mesmo, era uma lojinha de conveniência super cara e com pouca opção. Aff. Voltei com um Doritos na mão. Eu achei que era só perto do hostel que não tinha mercado, mas caminhamos muito e não vimos NEM UM mercado! Como esse povo faz? Aqui em Dublin tem mercado em tudo que é esquina! Hehehe.

Bom, mas o fato de não ter mercado foi até bom, que nos forçou a comer fora, e dessa forma não precisamos cozinhar e comemos melhor, e por um preço muito bom!

Quando chegamos, tomamos café da manhã no Subway (um sanduiche com salsicha e ovo e capuccino), por 2,00 £.
Aí, meus belisquetes durante o dia foram barrinhas de cereais que trouxe de Dublin.
Depois disso almoçamos lá pelas 14h num barzinho na esquina, comendo o tipico prato inglês "Fish and Chips" (tem em Edimburgo, Londres e Dublin em tudo que é lugar). O prato custou 5£ com 1 pint (pint aqui é 500ml de algum líquido, mas quase sempre se refere a cerveja). Achamos bem barato.

Além disso, durante o dia, se você quiser, pode comprar um lanchinho nas farmácias Boots (sim, a farmácia vende comida):  você paga 3£ e tem direito a escolher 1 sanduiche + 1 crisp (salgadinho) + 1 suco de garrafinha. Compramos e levamos para um dos pontos turísticos de Edimburgo, o Calton Hill (depois falo sobre ele), e fizemos piquenique vendo a cidade toda, sentado na grama e descansando (mochilão cansa viu!) sob um raríssimo céu azul.

E para jantar eu e meu namorado comemos uma pizza pronta do hostel, mas no dia seguinte descobrimos um restaurante italiano do lado do hostel, delicioso e baratíssimo! O nome é "Made In Italy", fica na rua "2 West Port" (mesma rua do hostel).

Tomamos café da manhã lá: O chocolate quente é 1,80£ + panini com saladinha deliciosa 3£. Foi ótimo, e as azeitonas italianas são as melhores que já comi!! Comemos no almoço/janta de novo nesse restaurante, porque foi o melhor custo/benefício que encontramos.

Panini e saladinha de café da manhã pra aguentar mais um dia caminhando.

Por fim, paramos em uma praça maravilhosa (depois mostro fotos, no próximo post) e tomamos um sorvete que eu recomendo DEMAIS! O preço é 1,95£, e o sabor é toffee caramel. Gente que sorvete é esse!! De baunilha com pedações e caldas de caramelo no meio. É de comer chorando!

A banquinha charmosíssima do sorvete, no meio da praça.

Bom gente, o principal é isso. Amanhã vou postar um roteiro de 1 dia e meio em Edimburgo, baseado no que fizemos e em quanto gastamos. Vou terminar esse post por aqui porque ele já está enooooooorme!

Beijoss!!

Alice Barros disse...

AMEI! Quero conhecer Edimburgo, que cidade linda! Posta mais fotos! Beijos

Ilana disse...

AAAh, que bom que vc atualizou o blog!! Estou planejando ir pra Dublin e entro todos os dias para ver as suas novidades direto daí!! Bjs

Monica Lima disse...

Nossa, deu saudade! Morei lá por quase dois anos e as imagens me relembraram muitos momentos legais. Só não continuei lá por muito mais tempo porque o clima é realmente péssimo, difícil de aguentar. Mas amava a cidade e adorei morar lá.
Parabéns pelo post, as fotos estão lindas!

Beijos

Fernanda disse...

Post lindo! Amei seu blog, praticamente li todos seus posts desde que pegou o avião para Irlanda de uma vez. Vou para dublin no ano que vem e estou super ansiosa e curiosa para saber como é a cidade e quanto vou gastar, por meio do seu blog consegui muitas das informações que procurava.

Anônimo disse...

Que lindas fotos e estou admirada com os preços baratos! como a vida aqui é absurdamente cara. Qdo a gente compara ainda dá mais raiva!
Eu, no seu caso pensaria mto antes de voltar. Qdo vc poderia aqui viajar de um país p outro c passagens e hostel tão baratos? e arranjar emprego c facilidade? eu já morei fora do Br. e me arrependo demais por ter voltado. como me arrependo!!!!!!!
E a lojinha on line?

Abçs

Magá Maciel disse...

Oii Elisa!!
Nossa, Edimburgo é mesmo lindaa!! Bom saber, também estou fazendo intercâmbio, mas aqui para Portugal.
Eu vi que vc foi de Ryan Air, e queria só te alertar pra uma coisa. Final de outubro agora, eu fui com meu namorado pra Inglaterra, mas tivemos que fazer uma conexão aqui em Portugal mesmo, pois para a cidade que nós estávamos indo não tinha vôo da Ryan Air saindo direto aqui do Porto. A cidade da conexão foi Faro (fica no sul de Portugal). O que ocorreu foi: na volta no fim das contas nosso vôo foi cancelado por causa do mau tempo tanto em Faro quanto em Porto, e só aí que descobrimos que quando um vôo da Ryan Air é cancelado por motivos "que eles não tem controle", os passageiros perdem todos os direitos. Eles até dizem que reembolsam o dinheiro, mas não arrumam automaticamente outro avião (nem no dia seguinte, nem nunca) e não pagam o alojamento dos passageiros (e nem comida e nem nada) na cidade em que estão. Mas eles (fazem o FAVOR de) te recolocar em outro avião deles. Por isso, se acontecer algum dia com vc, fique atenta ao seu email e tente o quanto antes remarcar sua passagem para o próximo vôo. Eu não sabia disso, então não consegui me encaixar para o próximo vôo e acabei pagando 50 euros pra voltar de trem. #FicaaDica