segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

E Paris, como foi?

Oieee!
Meninas (e meninos, caso haja algum), desde meu post de ida pra Paris não postei mais nada, porque voltei 
e fiquei envolvida com o trabalho, Natal, Ano Novo, e etc. Mas voltei de Paris faz tempo, né...hahaha.
Então, vim aqui falar daquela cidade!


A primeira coisa que eu tenho que falar é: aaaaah Paris...aiaiai Paris! Simples assim!
Resumindo a cidade em uma frase é: não tem como não se apaixonar!

Farei posts mais turísticos sobre Paris, mas esse primeiro serve para dar as minhas impressões sobre a cidade...ainda mais comparando ela com os dois países que conheço: Irlanda e Brasil (e Escócia...claro).



Obs.: Já fui...foto atrasadaaaaa

Bom, a primeira coisa que tenho que dizer para quem vai pra lá: Paris é FRIO DEMAIS nessa época do ano (dia 22 de Dezembro). Pegamos 3 dias bem feios, sendo que 2 deles choveram e nos encharcamos com uma chuva geladíssima. O vento doía no osso! Nossa, e isso que Dublin já é frio, mas não achei tão frio quanto Paris. E tenho continuado acompanhando as previsões de tempo de Paris deste então e percebo que sempre está mais frio do que Dublin.
Então, se quiserem ir nessa época, levem bons casacos, botas, meias calças quentes, calças de lã, e luvas...de couro! Ah, não esqueçam as toquinhas de lã, faz uma boa diferença na temperatura corporal. Mas deixem pra comprar isso na Europa, se possível, é bem mais barato e de boa qualidade. Meu namorado comprou um sobretudo azul navy LINDO lá por 19,90 euros gente! É de graça!



Enfim, saímos as 3h da manhã de casa e pegamos um ônibus que leva de madrugada até o aeroporto, chamado AirCoach. Aí fizemos o check-in 2h antes do vôo (isso é necessário para quem não é europeu, aqui nos vôos internos da Europa) e ficamos esperando. O vôo saiu as 6h da manhã e chegou em Paris em 1h30min, só que como lá é 1h a mais do que em Dublin, chegamos as 8:30 da manhã. 





Assim que saímos do vôo no pequeno aeroporto de Beuvais, sentimos AQUELE friozão geladíssimo!
Era uma manhãzinha linda, com solzinho meio dourado, e tudo com uma nevezinha que tinha caído de madrugada, lindo! Apesar do frio, sentimos na hora um "ar" diferente de Dublin. Não sei como explicar, mas lá eles tem um ar mais "macio"...


Pegamos um ônibus de Beuvais até Paris, que custou 15 euros (cada trecho). Esse ônibus leva 1h e pouco pra chegar em Paris, e para perto de 1 (somente uma) estação de metrô de Paris: a estação Porte Maillot. Até aí tudo bem, eu tinha pesquisado tudo isso antes, estava ciente dos passos, e sabia que tinha que comprar o passe universal, mas CADÊ a porcaria desse passe na tela da maquina de tickets?? Ficamos eu e meu namorado, os dois batendo queixo de frio, com uma fila enorme atrás da gente querendo comprar tickets, e os dois jacús sem saber nada, e ninguém pra nos ajudar naquela estação. Er...primeira impressão de Paris meio desesperadora. Aí resolvemos comprar o ticket pra 1 só viagem e pegamos os 2 trens, como planejado, pra chegar no hotel. Aí chegando na estação do hotel, não achávamos o bendito em lugar nenhum...depois de caminhar uma meia hora achamos... estávamos no lado errado da rua...¬¬ duh!
O metrô e o hotel são duas coisas a parte que quero falar depois, mas os dois são ótimos. Fizemos check-in e a primeira coisa que fiz foi colocar todas as roupas que eu tinha uma em cima da outra pra passar menos frio....kkkkk. Fiquei com 1 meia calça fio 200, 1 calça legging, 1 meia de lã até acima do joelho e polainas. Aí meu humor melhorou!Enfim, fomos primeiro almoçar ali por perto do hotel e depois começar o nosso roteiro, do qual falarei em outro post.



O que eu percebi e gostei de Paris nesses 3 dias?
  • É possível gastar pouco, sim, especialmente em comida (falarei mais em outro post). Mas se você quer saborear Paris como deve ser feito, deve gastar mais.
  • Paris tem cheiro de perfume: não senti ninguem catinguento lá não, só cheiro de ótimos perfumes (franceses, é claro) em todo mundo que passa na rua.
  • Todo mundo se veste bem lá: é impressionante! Gente, só vi gente super estilosa, até mendigos usavam bons casacos, bons sapatos, tudo de boa qualidade, com combinações chiques.
  • Parisienses são clássicos com uma pontinha de moderno: fashionista endoidecida você acha em Dublin, mas não vi muitas pessoas fashionistas ousadas por lá, mais pessoas muito clássicas, e claro, com requinte.
  • As mulheres Parisienses são mais morenas do que loiras e os homens Parisienses são, sim, em geral, muito bonitos (mais do que as mulheres). As mulheres parisienses tem um estilo super...parisiense! Sabe aquele estilo que você vê e pensa: francesa!? então...
  • Os artistas de rua (ou de metrô) são OU bem talentosos OU criativos e meigos. Vi muitos mendigos que ficavam sentadinhos com seu cachorro (de raça, claro), protegendo do frio com cobertor, e eles ganham o dinheirinho deles por isso. E os músicos são ótimos, é uma pena que eu não tenha moedas pra dar pra cada um que eu via...
  • Na França (e na Europa em geral) você DEVE dar gorgeta! É extrema falta de educação não dar pelo menos uma moeda de 2 euros, afinal, eles fizeram um bom serviço para você. 
  • Falando nisso, tenha sempre moedas (de preferencia de 2 euros) nos bolsos: em Paris, além das gorgetas (ou TIPS, em inglês), e do trocadinho pros artistas, você encontra espalhadas pela cidade várias maquinas de medalhas-souvenirs com simbolos de cada ponto turístico. Custa 2 euros cada uma, e são lindas. Chamamos essas moedas de "easter eggs" (coisa de geek, vai).
  • As pessoas são sim, muito educadas, ou melhor, elas são "polite" (polidas, em Portugues, mas não é uma tradução ideal). Assim, pessoas barulhentas, escandalosas, eles torcem o nariz mesmo. Aí claro que você vai acha-los mal-educados. Os Parisienses me pareceram sempre pessoas discretas, e que se você for educado com eles eles vão ser super atenciosos. Mas não espere ajuda de graça, sem pedir.
  • Saiba falar em francês as frases mais importantes: tem naqueles guias de viagem. Saber falar "por favor", "você fala inglês?", "obrigada", "desculpe", "onde fica?", e algumas palavras como "saída", "entrada", "toaletes", "aqui", "direita" e "esquerda", fazem TODA a diferença. Eles percebem que você se esforça de alguma forma pra conseguir a ajuda deles, e gostam disso. O meu namorado deu uma estudada básica e nos viramos SUPER bem!
  • Falando nisso, saiba se virar em inglês, mas mesmo assim, a maioria das pessoa com quem falei não falavam inglês muito bom (a não ser nas grandes empresas, claro). O negócio é saber um pouco de inglês (básico, pra se comunicar, um pouco de francês, e o resto é ir na mímica. heheheh
  • Os Parisienses nitidamente tem orgulho de serem Franceses. E eu concordo! Se eu tivesse nascido Francesa teria esse orgulho também. Eles tem certa "superioridade" no modo de agir...discretíssimo, mas tem. Um momento eu olhando pra umas meninas no metrô, indo pra escola ou trabalho, comentei com meu namorado "se essas pessoas soubessem a sorte que tem por morarem aqui...", e ele respondeu "acho que elas sabem".
  • As pessoas lêem MUITO! No metrô, na rua, no banco, no Mc Donalds, em todo lugar vi muitas pessoas com seu livro ou jornal. 
  • A cidade, em vários pontos, tem música francesa ao ar livre!! GENTE! O que é isso!?! Me senti em um filme Parisiense, aquela cidade linda, pessoas elegantes, cheiro de perfume, música ao vivo francesa! Putz! Não tem como não mergulhar naquela sintonia toda!

  • Além de música ao vivo, a cidade tem espalhada (pelo menos agora no inverno) feirinhas de comidinhas na rua, carrossel, cheirinho de Nuttella, pintores, ringues de patinação no gelo e luzes, muitas luzes.
  • Paris é SUPER organizada e cuidada! O metrô é PERFEITO (lindo, confortável, pontual, rápido e fácil), há militares com metralhadoras por toda cidade, e policiais à paisana protegendo os turistas dos obviamente existentes aproveitadores.
  • Para cada cidade, um Mc Donalds: os daqui vendem macarons, frappés, sanduíches super diferentes, as batatas são gratinada e não fritas, e sempre vem um molhinho especial. Tipo...quase um restaurante normal (não-fastfood). E, claro! O McDonalds de lá tem uma área de estudos! 
  • Uma das coisas que eu mais gostei: a cidade é INTEIRA cultural! Você respira cultura por todos os lados! Imagina, lugares de centenas, milhares de anos de idade, que sustentam grandes obras, grandes artistas, e conservam e divulgam o trabalho dessas pessoas. Em todo lugar que você vai, você vai encontrar um lugar com história, um lugar interessante. Até os programas de tv são super interessantes, sempre com algo a acrescentar.


  • Falando em lugar interessante, Paris é cheia de bequinhos. Adoramos errar a parada do metrô e sair em uma rua nova, e ir explorando, entrando nas ruelinhas, tudo muito lindo!

  • Francês realmente é uma lingua charmosíssima! Gostosa de ouvir, quero aprender Francês agora.
  • As crianças, ao invés de ir na "chácara de não-sei-que" nos passeios de escola, vão para o LOUVRE!!!! Nem eu tenho a maturidade suficiente pra apreciar aquelas obras, eles aprendem desde piquititinho (MESMO!) sobre a cultura...como passeio da escola. Fuéin, fuéin, fuéin, fuéin, fuéin...Brasil! Me senti uma atrasada vendo isso!
  • Resumindo, Paris é inesquecível, linda por inteiro, mesmo num dia chuvoso e muito frio! Irei novamente em Maio desse ano (pretendo) e pegarei primavera, vamos ver como vai ser...



 Gente! Nos próximos posts falarei sobre o transporte, comida, hospedagem e o roteiro que fiz, porque esse já ficou MEGA comprido, néam! Heheh

Espero que tenham gostado!

Observação: gostei dos comentários, me senti querida por todas, e vi que tenho, sim, muitas leitoras, mas tímidas. hehehe. Bom, gente, continuarei postando então, principalmente coisas sobre as lojinhas e sobre aqui em Dublin...AMO!
Beijos e até mais!


26 comentários:

Anônimo disse...

aaaaaaaah que sonho! *-* espero um dia ter a oportunidade de ir a paris, mas já adorei as suas fotos e impressões. :D

Yasmin ! disse...

Que lindo.
Me deixou com mais vontade ainda de ir pra Paris haha

Line disse...

oiii =D
Sou uma das leitoras timidas que acompanha seu blog e acaba n comentando #fail

Já tinha perdido a vontade de ir pra Paris mas ao ler seu post morri de vontade de pegar um voo já!!! rs

N deixe de escrever e compartilhar essa super experiencia que tem vivido!!! Sempre que posso passo aqui pra acompanhar esse sonho que vc esta vivendo!!

bjs e curte bastante...depois faz uma falta!! =/

Andréia disse...

Lindas fotos, muita vontade de conhecer! Que bom que vai continuar postando! Beijos.

Katiana disse...

Adorei seus comentários, você me deixou com vontade de conhecer também! Beijinhos e Feliz 2012!

Anônimo disse...

Olá

Que post delicioso!!! Paris o merece! Acho q vc não deve pensar em parar de escrever, pois o faz mto bem. Eu tb amo a cidade, e concordo c tudo q escreveu: q linda arquitetura,q pessoas educadas, civilizadas,super bem vestidas, mas discretas, perfumadas,charmosas,etc. mtos se queixam dos parisienses, mas eu fui mto bem tratada. Acho q é exatamente o q vc descreve: valorizam os bons modos,a cultura, o esforço, mas tb reprovam (c razão), a falta deles. eu estudei francês (q amo - musical e sofisticada) e ainda estudo p ñ esquecer. Acho q vc deveria mmo aprender , pois vai gostar ainda mais da França. Penso q voltar na primavera é ótima idéia, vc pegou mto frio mmo.
Continue , please, escrevendo bastante, contando tudo.
Abçs

Clarissa disse...

Morri um pouquinho aqui. De inveja boa claro. :) COnta mais!

Anônimo disse...

Ah, morri, nao vejo a hora de ir para
Dublin e poder conhecer vários lugares da Europa. Bj

Anônimo disse...

mandei pra shame. vc e pouco metida em.

Anônimo disse...

delicia de cidade. continue postando. adoramos

rainha33 disse...

Adorei tudo continue escrevendo sobre Paris!Mostrei ao meu esposo para ver se o convenço a ir!Estive lá em 1999 e muita coisa deve ter mudado!Por isso gostaria de me manter atualizada!Tenho um filho de 5 anos e gostaria de saber roteiros e diversões para crianças em todos os lugares que vc visitou(países)!Se possível!Bjs.(Leitora tímida).

Raquel Coelho disse...

Que sonho, Paris deve ser maravilhosa! Ah e as músicas francesas então, nem se falam, soam tão bem aos ouvidos. Não vejo a hora de ir pra Dublin, mas to com um friozinho na barriga, 24 dias. Continue sim a escrever, adoro seus post, entro direto para ver se tem atualização :) bjs

Thais Lopes disse...

Eu sou uma das timidas, confesso que é a primeira vez que comento, sò q ja te acompanho faz bem uns 4 meses hihi.
Adorei o post de Paris e espero mais detalhes.
Bjon
PS: os enfeites de Natal foram tudo hein? Kria ter nascido ai rs, ia me divertir horrores decorando a arvore de natal rs...

Thais Lopes disse...

PS2: te achei pq meu namorado ja morou na Irlanda e acabei achando o blog por causa disso, dai sempre q vc posta coisas dai eu mostro p ele...ele adorava Dublin, Gort e Galway sempre fala dessa cidade.

Priscylla disse...

Nossa meu sonho é Paris!
suas férias estão um sonho!!!!
as fotos então?maravilhosas!!!!
abraços e adorei seu blog!

Anônimo disse...

Deu vontade de pegar o próximo vôo e ir correndo sentir os ares de Paris! *.*

[aguardando o próximo post da série!]

Bjs!

Dai Azevedo disse...

ahhhh ... França, nada igual , minha querida , falo francês mas sempre tive medo de me arriscar numa dessas , confesso ser meu sonho, vou esperar sim e aliás muito ansiosa pelos outros post , serão de extrema utilidades para uma futura viajem , gostaria realmente de saber tudo , onde ficar , o que comer , como se virar , ahhh e o mais importante claro os preços .
um beijo e venho em breve ver seu próximo post sobre paris e comentar, afinal estou agora acompanhando seu Blog .. ahh mas claro você não sabe disso pois estava em PARIS ... *_* que luxo . .

Anônimo disse...

Lindas as fotos, a minha favorita é a do carrossel com a torre Eiffel.
Que bom que você vai continuar postando Elisa!bjs

Márcia Homci disse...

Elisa,
Acho que nunca comentei por aqui, mas não me contive depois deste post!
Incrível! Vc descreveu exatamente as sensações e constatações que tive quando fui a Paris! Principalmente quando falou dos franceses, realmente eles foram atenciosos quando percebiam que nos esforçávamos na língua deles com o básico como vc bem descreveu...abordava em francês, depois engatava o inglês e finalizava com uma mímica básica hahahaha! E a cultura? Vc respira cultura!

Daiana disse...

Oiii, sou nova por aqui, descobri teu blog antes do ano novo e estava ansiosa por um post novo. Tmb sou de Porto e embarco para Dublin em setembro com meu namorado.

Anotei as dicas de Edimburgo e agora aguardo a continuação desse post ;)

Ah, adorei teu estilo.

Bjs, Daiana

malasecuia.blogspot.com

Cherry Bomb disse...

Sou novata aqui, adorei seu bolg de verdade! Paris Manific ahahaha
Gostei muito do post, espero um dia esta nesse lugar lindo ;)

Cris Hoffmann disse...

Prima, teu blog realmente está muito bom! A descrição de Paris está ótima... Quanto ao clima, as duas vezes em que fui pra lá foi em abril, e o clima estava uma delícia! Maio não deve ser muito diferente, mais quente talvez... Aaah que saudade!! Depois me conta onde tu conseguiu fazer compras baratas e comer por pouco, porque eu gastei uma FORTUNA em restaurante e não comprei nada kkkkkk! Beijooooooooooooo

Josi disse...

Vou fazer minha estréia em Paris em dezembro...já percebi que o frio vai ser maior do que eu previa!

Adorei as dicas e certamente vou seguir muitas!!!!

Abçs.

Anônimo disse...

Muito legal esse post,fiquei com uma otima impressao de paris,gosto do jeito detalhista que voce escreve :)

Unknown disse...

Olá!!!
Adorei os post's e quando li que pararia fiquei triste. Que bom que não parou. Vou à Paris (e em Dublin!) em julho e seu blog tem me ajudado muito. Adoro!
Bjos, Isa.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores