domingo, 8 de fevereiro de 2015

A TAL DA TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ

Texto escrito em 05 de Setembro de 2014 – às 10 semanas de Gravidez.



Quem está grávida já deve saber do perigo de ter algumas doenças durante a gravidez.
A mais temida até onde eu sei é a Toxoplasmose – a doença do gato.

Eu só tinha ouvido falar nela quando estava no segundo grau (mentira, no pré-vestibular também), e nem lembrava direito do que se tratava, afinal, não tinha nada a ver comigo na época.

Pois bem, nos primeiros exames pedidos pela ginecologista (na época ainda não havia encontrado a minha obstetra atual), estava lá a toxoplasmose, e eu nem atentei para isso. Fui lá, fiz o exame de sangue, e deu reagente negativo. Novamente não me preocupei com isso.

Até que quando cheguei com esses resultados no primeiro obstetra, ele me chamou a atenção sobre o fato de eu não ter reagentes para essa doença – o que significa que eu NUNCA tive contato com ela – mesmo tendo gatos em casa a minha vida toda. 

Ele me informou que por causa disso, eu teria que ter um cuidado redobrado na alimentação, pois essa doença é especialmente maligna para o feto.
Caso eu tivesse em algum momento tido contato com essa doença no passado, meu bebê estaria protegido pois os anticorpos estariam presentes.

Fui proibida de comer vegetais crus fora de casa, se dentro de casa deveria lavar com água sanitária ou cloro por 20 min antes de comer, estava proibida de comer carne de gado e de porco cruas, e também sushi! Buáááá. Eu AMO sushi! E também amo carne mal-passada, mas amo mais ainda sushi. Que triste ter que ficar 9 meses sem comer sushi ou um belo churrasco. Além disso, também não poderia comer presuntos crus, como de parma.

Bom, aí começou uma saga de nunca mais comer salada em restaurante, só me sobrava os pratos amarelos, que saco isso viu! Passei a fazer em casa, mas o trabalho todo que dá me desanimava de fazer e acabava não comendo saladas. =(

Fui pesquisar mais, e a toxoplasmose é a doença do gato porque é transmitida por um parasita que está nas fezes do gato. Como meu último gatinho havia morrido no ano anterior, não tive mais contato, até porque não sou muito de abraçar gatos – eles não gostam muito de mim, sempre me mordem e arranham.
Essa doença é em especial mais perigosa no início da gestação, que é quando o bebê ainda está se formando. Pode ocasionar má-formações e até aborto. Mas no início da gravidez também é mais difícil a doença NA MÃE contaminar o bebê, por conta da placenta ainda em formação. No final da gestação, a probabilidade de contaminar o bebê é maior, mas o dano é muito menor, afinal já está tudo formadinho.

Esse exame é repetido pelo menos mais 1x durante a gravidez para ver se a mulher não teve contaminação durante a gravidez, e com isso deve ser tratada com antibióticos e tudo mais.
Bom, com isso tudo, tive que readaptar minha dieta, o que pra mim foi bem sacrificante, porque adoro saladas e carne mal passada, e sushiiiiii! Mas não dá, então não dá.

E vamos continuando pro meu bebê vir muito saudável e feliz! Mais pra frente conto mais detalhes sobre como está sendo a dieta anti-toxoplasmose haha.

E vocês? Como foi sequir essa alimentação durante a gravidez?
Alguém teve toxoplasmose?


Beijos e boa semana!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores