segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

MINHA ALIMENTAÇÃO DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ

Post escrito dia 24 de Setembro de 2014.





Continuando no assunto começado sobre a toxoplasmose, vim aqui dividir com vocês a minha alimentação no primeiro trimestre de gravidez.

Como falei para vocês, não fiz nada de dieta, não cuidei da alimentação (pelo contrário, foram só porcarias), porque sentia muita vontade de porcaria, e fome de matar.

Mas alguns alimentos devem ser evitados e outros incentivados.
Nessa época, o PRINCIPAL nutriente para a mamãe e o bebê é o Ácido Fólico.
O Ácido Fólico está presente em folhas escuras, farinha de trigo (que vem enriquecida com este nutriente), e algumas frutas e cereais (saiba mais aqui).

Vocês sabiam que o Ácido Fólico é o grande responsável pela formação do tubo neural no feto, que depois dará origem à medula espinhal e ao cérebro do bebê? Este nutriente é de extrema importância para que o bebê tenha boa formação cerebral, e é mais importante ainda no início da gestação, que é quando esta parte do bebê está em formação.

Vi uma vez um programa em que os médicos falavam que a quantidade desse nutriente era diretamente proporcional às chances do bebê ter má formações neurológicas, como a espinha bífida, por exemplo. No Brasil, é obrigatório que todas as farinhas de trigo venham enriquecidas com este nutriente, pois este simples complemento pode evitar muitas mortes e má-formações neonatais. No México não há esta obrigação, e lá os casos de problemas neuronais são muito maiores.

Por esse motivo, os médicos recomendam que a mulher grávida comece a tomar suplemento de Ácido Fólico IMEDIATAMENTE ao saber que está grávida. Na verdade, é recomendado que se esteja tomando ANTES da gravidez, para que o corpo já esteja com um bom aporte deste nutriente.
Eu comecei a tomar por conta própria um suplemento chamado Folinfolin. Paguei apenas R$12,00 para 1 mês de comprimidos. Achei que valeu super a pena!



Desculpa ae a qualidade da foto, peguei na interneta. =D

Outro nutriente que ouvi falar que é bom para o bebê é a Colina, presente nos ovos e na carne. Na verdade a Colina é parte do complexo B, e protege a formação do cérebro do bebê. Quero um bebê inteligente, oras! Rsrsrs. E da-lhe comer ovo e carne!

Fora esses nutrientes, um complexo vitamínico também é necessário, pois toda a formação do bebê se dá através dos nutrientes fornecidos pelo corpo da mãe.



Primeiro multivitamínico que comprei, só que esse não é Pré-Natal.

Nessa fase, também tive muita vontade de comer coisinhas azedinhas. Na verdade essa vontade ainda não passou hehehe. Comidas como vinagre, limão, abacaxi, etc, estão na minha lista de preferidas no momento.

No fim, no primeiro trimestre eu acabei não fazendo nenhuma dieta – apenas tomei o multivitamínico e o ácido fólico. Confesso que nem mesmo mais água ou leite eu tomei (fui meio desleixada com esse assunto, eu sei). Apenas comi de tudo (de tudo MESMO). Mas nessa época as coisas não funcionam direito, nem suas vontades, nem sua pele, nem sua fome, nem sua energia hahaha. Então tem que dar um desconto. O que importa é que o bebezinho está bem e saudável.

O QUE FOI PROIBIDO?

Como já contei no post de Toxoplasmose, fui proibida de comer carnes cruas e vegetais mal lavados. Mas vocês pensam que é “” isso? Sabe de nada, inocente! Grávida não pode nada, vou te contar viu!
Imediatamente fui proibida de ingerir os seguintes alimentos:

-adoçantes (exceto estevia e sacarinose – este em mínima quantidade)
-mariscos – por conta da possível contaminação
-atum – por causa do cromo presente no peixe, que é tóxico
-chá de canela – dizem que pode ser abortivo (eu duvido um pouco, mas por via das dúvidas...)
-qualquer remédio a não ser paracetamol (sim, nem uma simples aspirina ou neosaldina)
-bebidas alcoólicas e cigarro – por motivos óbvios
-bebidas com cafeína – obviamente em quantidade maior
-queijos não pasteurizados (como minas e gorgonzola) – por ter a possibilidade de uma bactéria nociva ao organismo do bebê
-ovos crus – por causa da salmonela

E gente, me foi proibido muito mais coisas, como fazer qualquer exercício físico, passar muito calor, me estressar, e bla bla bla.

Eu compreendo a importância de tudo isso, mas eu acho que é tudo questão de equilíbrio. Algumas coisas eu cortei (como alimentos crus e carne mal passada), e outras eu simplesmente reduzi muito. 

Por exemplo, de vez em quando eu tomei uns 2 goles de cerveja do copo de alguém. Mas foi tão raramente (tipo 1x a cada 15 dias) e em quantidade tão baixa, ainda misturado com água, que tenho certeza de que nem chegou a prejudicar em nada. Idem para café, chimarrão, chás, chocolate, queijos, e até mesmo uma neosaldina eu tomei em um dia de MUITA dor de cabeça (pra mim, só esse remédio funciona, paracetamol não faz nem cócegas). 
Café, por exemplo, eu tomo diariamente, de manhã com leite, de tarde uma pequena xícara puro. Nada mais.

Tenho certeza de que estas quantidades não afetaram em nada, tanto é que meu bebê está aqui dentro, SUPER saudável e faceiro. ^^

Bom gente, foi essa mais ou menos a minha “DIETA” do primeiro trimestre. Basicamente nada controlado, tudo meio solto, mas sem neuras.

E vocês, como foi a dieta de primeiro trimestre?

Beijos!!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores