domingo, 8 de fevereiro de 2015

ULTRASSOM MORFOLÓGICA DE PRIMEIRO TRIMESTRE + TRANSLUCÊNCIA NUCAL - 11 SEMANAS

Texto escrito em 12 de Setembro de 2014 – às 11 semanas de Gravidez.

Olá pessoal!

Vim aqui mostrar como foi a primeira ultrassom gravada do bebê, a Ultrassom Morfológica de Primeiro Trimestre. Também nessa consulta fiz o exame de Translucência Nucal. Fiz esse exame dia 11 de Setembro de 2014, quando estava com quase 12 semanas. 


O que é a Ultrassom Morfológica de Primeiro Trimestre?

Nesse exame, o Ginecologista Obstetra (mais conhecido como G.O. para os íntimos - descobri depois de muito tempo o que significava então estou facilitando a vida de quem não sabia, assim como eu haha) avalia toda a formação atual do bebê, como tamanho, crescimento, presença dos órgãos, membros, dedinhos (como pode ver no vídeo hehe), assim como o batimento cardíaco, o fluxo sanguíneo do cordão umbilical, e outras coisinhas mais que vocês vão ver nas imagens abaixo.


Resultados da minha Ultrassonografia Morfológica de Primeiro Trimestre

Também fizemos a Translucência Nucal, que é um exame relativamente novo (leia-se "na época da minha mãe não existia essas tecnologias todas"), que avalia os riscos de o bebê ter alguma anomalia genética das citadas nas imagens abaixo.

 Resultados da minha Translucência Nucal


Esse exame deve ser feito até a 14ª semana de gestação, para ter um cálculo mais exato, e mede a quantidade do líquido presente na nuca do bebê e avalia a presença do osso nasal. Com estes dados, é feito um cálculo junto com outros dados (idade da mãe, primeira ou demais gravidez, presença da síndrome na família, etc), e com isso chegam a um valor para avaliar o risco de existência da doença.


Diferença entre um bebê com translucencia nucal normal X alterada 
(este NÃO É o meu bebê, peguei a imagem na internet =P).

Este exame é bastante questionado por termos éticos e da real necessidade dele, pois com a presença de algum valor alterado, o médico sugere a realização de um outro exame bem invasivo, chamado Amniocentese (clica aqui pra ler mais sobre isso), e este exame pode causar um aborto.

Além disso, a gestante fica com medo e pode querer interromper a gravidez. O maior problema nisso é que nem sempre esse valor quer dizer algo. Já li muitas vezes na internet casos em que o valor deu alterado e no fim o bebê não tinha nenhum problema. Já pensou se por causa disso fosse feito um aborto? O.o

Enfim, é um exame questionável, uma vez que muitos pais preferem receber o bebê como for, com amor para dar, com ou sem síndromes e/ou problemas de saúde.
Para ler mais sobre isso, clica aqui.

Graças a Deus, os exames do meu bebê deram todos normais, com chance negativa de ter alguma doença cromossômica desse tipo.

Como prometi, vou subir todas as ultras que fiz para que quem quiser acompanhar, possa ver como é o desenvolvimento do bebê e o que acontece nessas ultras (eu sempre tive curiosidade pra saber hehehe).

Espero que gostem!
Como foi a Ultrassom Morfológica de Primeiro Trimestre de vocês?





0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores