domingo, 22 de março de 2015

Minha Dieta no Segundo Trimestre de Gravidez

Oii gente, tudo bem?

Vim aqui tentar atualizar esse blog.
Hoje é dia 22 de Março, e a Olivia está quase chegando, e o blog acabou ficando sem atualização porque estou com MUITO trabalho e não sobra tempo para sentar, pensar, escrever, revisar e postar. Dá um belo trabalho. Mas pelo menos os videos do Youtube estão bem atualizadinhos, que acho mais "fácil" filmar do que escrever. Na verdade não é mais fácil, mas é relativamente mais rápido (apesar de que quando eu preciso renderizar e subir o video eu tenho que deixar o computador sem usar por umas 6h).



Bom gente, chega de enrolação.
Hoje eu vim falar da minha dieta no Segundo Trimestre de Gestação. Estou fazendo essa divisão por trimestres porque teve diferença na alimentação.

Bom, no primeiro trimestre eu não cuidei muito - tá, não cuidei é nada! Só comi porcaria à vontade, porque dava MUITA vontade.
Aí fui para Miami e lá comi muito pior! Nem sequer uma saladinha ou frutinha eu consegui.
Resultado? Acabei engordando 3kg em menos de 1 mês. Bom, já falei disso tudo AQUI.

Queria dividir com vocês a experiência dessa dieta.
No segundo trimestre, ocorre uma super produção de tecidos do bebê. Todos os orgaos, pele, ossos, sangue, tudo é formado em maior quantidade agora, e é nesse momento em que é MAIS importante ingerir os alimentos mais saudáveis para isso.

A base seria cortar todos os carboidratos simples por complexos (integrais e fibrosos), aumentar o consumo de proteínas (por conta da formação dos tecidos do bebê), e também de ferro (pela super produção de glóbulos vermelhos que acontece nessa fase), de cálcio (para a formação dos ossos do bebê) e de água (importantíssimo para tudo, nem preciso falar né).

Bom, basicamente a minha dieta tinha como objetivo me emagrecer sem que o bebê fosse prejudicado - pelo contrário - que ele recebesse o maior aporte nutritivo possível.

Comecei a tomar um multivitamínico trazido de Miami pré-natal MARA da marca Target, a tomar 3l de água por dia obrigatoriamente (gente, é MUITO dificil isso!), e a seguir essa dieta restrita em calorias mas puramente cheia de nutrientes.

Resumidamente era assim (resumidamente gente, claro que tem variações):

-CAFÉ DA MANHÃ (8h): 1 porção de carboidrato integral (pão) + 100g de queijo + 1 copo de leite

-LANCHE (10h): 1 fruta + 1 iogurte (sempre comia OU 1 pera ou 1 goiaba, e iogurte grego feito em casa)

-ALMOÇO (12h): 1 concha de leguminosas (SEMPRE! - Feijao, Lentilha, Ervilha) + 2 colheres de sopa de carboiodrato integral (sempre usava arroz integral, ja que tinha que comer feijão diariamente) + 1/2 prato de salada + 1 pires de legumes (achei essa medida meio estranha, e resolvi colocar 1/4 do prato de legumes) + 1 carne magra de tamanho da palma da mão - Preferencialmente carne vermelha por conta do ferro a mais.

-LANCHE 1 (15h): 1 fruta ou 1 Barra de cereal ou 1 copo de Suco

-LANCHE 2 (17h): "Salgado Maromba" (aquele super famoso da blogueira Tati Guidi). O meu era de aipim.

-JANTAR (20h): 1/2 prato de salada + 1/2 prato de legumes + 1 porção de carne magra (agora podia ser carne branca, mais leve)

-CEIA (13h): 1 copo de leite ou 1 fatia de queijo


Gente, essa era a dieta que eu seguia, com algumas variações aqui e ali (por conta própria, devo admitir), e claro, ela mandou muito mais opções, mas eu preferia seguir essa, que se encaixava melhor na minha rotina e na minha fome hehehe.

COISAS QUE FORAM PROIBIDAS:

-ÁLCOOL - Obvio
-CAFEÍNA (café, chimarrão, chá verde, chá mate) - Essa eu não consegui seguir hehe
-ADOÇANTES - Com exceção de Stevia ou Sucralose (optei pelo segundo, porque Stevia é horriiiivel)
-DOCES - Proibidíssima (Carinha triste aqui agora =(  )
-FRITURAS, GORDURAS, ETC - O objetivo é emagrecer né hahaha

DETALHES CURIOSOS SOBRE A DIETA:

-Ela mandou uma tabela de vegetais permitidos e em quais quantidades. Gente, eu simplesmente comi à vontade os vegetais que eu quis, não achei que fosse necessário contar.
-Cafeína eu continuei consumindo porque sou a louca da cafeína e vício é uma coisa séria. Mas claro que ingeri pouco diariamente.
-No café da manhã passei a substituir o pão pela crepioca, que tem menos carboidratos e mais proteinas (aí fiquei com crédito pra outra refeição hehehehe)
-Também no café da manhã, incluí por conta própria o SUCO VERDE, que eu AMOOO e me faz super bem. O meu é de Abacaxi, Manga, Maçã (com casca), Limão, Couve Manteiga, Pepino, Gengibre e Hortelã (sem açucar). É MARA e já como vários vegetais numa tacada só).
-Era difícil colocar SÓ 2 colheres de arroz, dava vontade de despejar a panela no prato, mas fui uma boa menina e me segurei. Depois vi que aquele prato era suficiente para aquele momento.
-Quando chegava a refeição das 17h eu estava vendo estrelinhas de fome, e comer o Salgado Maromba era a coisa mais prazeirosa do MUNDOO. Nham!
-Desenvolvi muitas receitas sem carboidrato para comer de janta, e todas otimas!
-Era preciso priorizar a carne de gado porque ela contém muito ferro, o que é muito importante pro baby nessa fase.

E OS RESULTADOS DA DIETA?

Quando voltei para a próxima consulta, 4 semanas depois, havia perdido 3kg, sendo que a Olivia ganhou peso, ou seja, consegui cumprir o objetivo. Fiquei com a pela MUITO mais bonita (também, com tanta vitamina, fibras e água, não tem como não ficar), as gordurinhas e celulites reduziram, e a bebê extremamente saudável. Passei fome no início, mas valeu SUPER a pena.

O problema foi que quando eu fui para a praia no Natal duas semanas depois (semana 26), acabei saíndo da dieta porque não tinha saco para preparar as coisas mais elaboradas, e comi muita porcaria. Bom, não cheguei a engordar novamente, mas não emagreci mais. Pelo menos isso =).
A barriga nessa fase deu um BOOM, e bem que dizem que nessa época o bebê espicha (não de gordura, e sim de tecidos mesmo).







0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores