segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Decorando apartamentos alugados

Eu sempre fui muito ligada em decoração, e até hoje não tive a oportunidade ($) de ter o meu próprio apartamento, portanto, morei sempre com meus pais, até que me mudei para outro apartamento, que também não é meu. Graças ao apartamento não ser meu, tive certa dificuldade em decorar sem mexer nas estruturas (quebrar paredes, trocar portas, janelas, etc).
E percebo que muita gente tem essa mesma dificuldade: não tem muito o que fazer na decoração porque qualquer mudança estrutural vai ser um gasto que vai ser revertido ao proprietário, e não ao locatário.
Resolvi me informar e vim trazer umas dicas que podem ser valiosas para vocês.

Em primeiro lugar: se você está procurando o apartamento ainda para morar, dê atenção a detalhes como: se há infiltração, se a estrutura é muito velha, se os azulejos são "suportáveis" de conviver (porque apartamento velho sempre tem azulejo horroroso), se o piso se encontra em bom estado, e também veja se tem espaço.
O fator mais importante a considerar é o espaço interno (alem da localização e da porcentagem de luminosidade, o que pode reduzir muitos gastos pra combater mofo). Se você tiver espaço, você pode fazer muito mais coisas com o imóvel. Se o apartamento for antigo, mas for bem grande, vale a pena investir em pequenas reformas, para ter o conforto de ter um lar espaçoso.

Bom, sobre a reforma. Acho o seguinte: você tem que fazer um cálculo de custo/benefício pelo imóvel. Se você pretende ficar mais de 3 anos, talvez valha a pena gastar um pouco a mais para deixar o imóvel com a sua casa. Pode acreditar: um lar com o seu jeitinho faz TODA a diferença na qualidade de vida.
Imagina se você mora em um apê velho, com aqueles azulejos cor de rosa de florzinhas com a cara da sua avó, mas gosta de modernidade! É um peixe fora d'água, você vai eternamente sentir que ali não é seu lar, sua toca, ou seu templo, como eu gosto de chamar.

O meu apartamento eu dei um jeito de deixar do meu jeito com pouco dinheiro, e hoje ele é o meu templo. AMO ficar em casa curtindo meu lar.
Mas o que dá pra fazer, afinal? Bom, vou por ordem, ok?

MUDANÇAS SEMI-ESTRUTURAIS: 
Precisam da autorização do proprietário.

-Derrubar uma parede custa relativamente barato e pode mudar tudo. Vale a pena pensar no assunto.Depois, quando sair do apartamento é só mandar construir de novo, e é barato também.

-Colocar rodapés e rodatetos. Não custam caro e dão uma cara linda e nova ao imóvel.

 -Trocar os armários. As vezes um armário feio pesa em toda a decoração. Se o imóvel vier com armários embutidos, negocie com o proprietário a troca ou reforma por uns mais modernos e estilo clean. Vai ser bom até mesmo para o proprietário.
-Pintar os azulejos: as vezes só de pintar os azulejos (com tinta especial para isso) já dá uma cara nova. Já vi cada azulejo horroroso nos imóveis...

 -Se o piso for horrivel, pode colocar pisos de vinil. São adesivos colados por cima que enganam muito bem, e dão cara de "riqueza". Hahaha. São rápidos de instalar e econômicos. Depois é só tirar quando sair.

 -Pintar as janelas e portas (e rodapés já existentes): Janela e porta velha deixa qualquer imóvel com uma cara deprê. Só o fato de pintar as portas e batentes amarelados para um branco fosco já muda TUDO. Fiz isso no meu apê.


-Pintar a parede: abuse de cor! Use tons pastéis (tipo bege e cinza) para ter mais conforto, e pode inclusive pintar uma das paredes de uma cor mais vibrante, ou tom-sobre-tom da cor do resto do apartamento. Parede bege com rodapés e teto branco ficam lindos, modernos e elegantes.

-Colocar um papel de parede: Porque não? Não é TÃO barato, mas imagine colocar um lindo papel de parede em arabercos ou listrado NAQUELA parede especial (a parede do bar, ou da tv ou da cabeceira da cama). Faz bastante diferença e fica um ar de luxo.

-Mandar fazer numa marcenaria um painel de MDF para colocar atrás da tv, ou atrás da cama. Dá uma imagem de moderno.


-Trocar as maçanetas e os puxadores faz uma boa diferença.


MUDANÇAS NÃO ESTRUTURAIS: 
Móveis e objetos que você poderá levar consigo

-Na minha opinião, os móveis brancos são sempre um coringa. Se o imóvel for escuro, então, melhor ainda. Se não for branco, use cor de madeira mesmo, mas nada de marfim! Ah! Não tenha um movel de cada tonalidade, fica feio, cara de pobreza kkkk.
-Abuse de objetos de design, se puder: Uma poltrona moderna, móveis de linhas retas, eletrônicos modernos, eletrodomésticos em aço escovado, fazem contraste contra a "feiúra" do imóvel, e desviam a atenção.

-Estampas elegantes, com cores combinando, como arabescos, listras, bolinhas, e outras estampas, mas que combinem umas com as outras. Você pode, por exemplo, combinar almofadas listradas e de arabescos com uma manta de cor lisa e um tapete estampado.

-Interruptores modernos fazem o ar "classudo". Tire aqueles velhos e amarelados e troque pelos de linhas simples e brancos, são baratos e dão o charme.


-Troque as luminárias da casa toda. Invista em lustres, arandelas bonitas, abajures espalhados pela casa. Nesse item também entra a iluminação. Mais pontos de luz = maior elegância. Dê preferência para lâmpadas amareladas, ao invés das brancas. As amareladas dão um ar intimista.


-Uma cortina bonita (cuidado com transparências, estampas e mistura de cores, geralmente ficam bregas) fecha perfeitamente na decoração moderna e intimista. Se não tem cortina, parece que a casa está vazada, faltando algo.



-Se tiver um chão feio (ou não), use um tapetão lindo e em cor neutra, para tapar ao máximo a feiúra do chão.
 -Adesivos de parede podem ser interessantes, dependendo da estampa e do local.


-Enfeites fecham a decoração como um todo. Exemplos de enfeites: estátuas, livros conceituais, vasos, cachepôs, bandejas, bebidas, quadros, espelhos, etc.


-Elementos que te representam: Se você for uma mulher que gosta de vintage, de feminices, etc, fica bem colocar quadros em preto e branco de ícones de beleza (marilyn, audrey, etc...), pode colocar nichos de madeira com um "mini manquim", sapatilhas de balét, pincéis de maquiagem, etc. Esses detalhes que falam de você. Uma casa que não tem a cara do dono acaba não se tornando aconchegante para ninguem: nem para o morador nem para as visitas.



-No quarto, a roupa de cama faz toda a diferença no visú. Coloca aí uma colcha beem fofa combinando com almofadas e uma manta. Se fizer isso, metade do quarto está bonito já.


-Tente sempre usar em geral cores neutras em tudo (pode combinar as cores neutras entre elas mesmas), e se quiser uma cor mais vibrante, escolha detalhes espalhados pela casa, e combine eles sempre com os mesmos tons. Fica LINDO.

-Invista em louças bonitas, como pratos lisos brancos ou pretos, ovalados ou quadrados, talheres bonitos (sem cabo de plástico ou madeira!), potes e rechaus bonitos, guardanapos, etc.


-Plantas: vasos de flores, cachepôs com gramadinhos, bonsais, vasos maiores, etc. As plantas são ótimas companheiras para quem quer decorar. Além de deixar bonito e aconchegante, dá um ar mais refrescante na casa. Só não exagera! Se colocar planta demais pra tudo que é lado, parece aquelas bruxas com 15 gatos e mil plantas dentro de casa, que vemos nos filmes. Planta demais sufoca.















Bom, acho que é isso.
Você não precisa fazer tudo isso para ficar legal, se fizer uma parte disso pode ter certeza que a diferença será altíssima!
Dá pra fazer muita coisa legal, é só ter criatividade.

Beijos e até mais!




___________________________________________________________

16 comentários:

Cecília Olliveira disse...

É realmente um dilema esse da decoração de ap alugado... Dicas extremamente uteis! =D

Anônimo disse...

Adoro quando seus posts falam de decoração...vc dá dicas ótimas.Vc podia fazer mais posts desses!!!
=)
Mádian

Anônimo disse...

ótimas dicas!!!

Gisele Ramos disse...

Ai, menina, que lindo! Adorei as ideias, e teu apê pelo jeito é lindo!

Parabéns!

bjo

Su disse...

Nooossa Elisa, vc leva mtoo jeito para essas coisas, seu apê ficou mtooooo lindo!! =)
Está terminando a parte "reforma" do meu e qdo começar a parte da decoração vou pedir conselhos, vc tem idéias ótimas! Essa semana escolhi um papel de parede preto e prata, quero até ver como vai ficar...

Beijooo

Beijoooos

Danielle Mozena disse...

Elisa, assim como você, eu também ADORO decoração. Acho suas ideias de decoração muito criativas (sobretudo sobre os papéis de parede). Também pudera... você é publicitária! Hehehehe! Beijos!

Anônimo disse...

Amoooooooo seu Blog!!!
Entro todos os dias...
vc tem dicas excelentes e me desperta vontade de arrumar a minha casa de um jeito que nunca tive.
Quero dar uma sugestão de post: Sua wishlist de verão...
Beijão,
Ana Clara.

KUSTOMIZE disse...

Ola tudo bem? Somos a KUSTOMIZE, uma empresa catarinense que trabalha com adesivos decorativos de paredes, geladeiras personalizadas, projetos residenciais e comerciais, juntamente com uma extensa linha de skins para notebooks, celulares e ipods. Veja nosso site www.kustomize.com.br, aguardamos sua visita.

Marília Matoso disse...

Gostei muito desse post, muito útil mesmo!

Anônimo disse...

FANTÁSTICO! TÁ DE PARABÉNS!

Livinha disse...

Adorei esse post, cada ideia uma mais linda q a outra

Nádia disse...

Muito bom!!! Adorei seu blog!!!!

Nádia disse...

Muito bom!!! Adorei seu blog!!!!

Nádia disse...

Muito bom!!! Adorei seu blog!!!!

Adriana Torres disse...

Amei essas ideias!!! Muito obrigada!!! Bjo

Lynna Design Mesas e Cadeiras Para Escritorios disse...

Otimo trabalho.
Vendas@lynnadesign.com.br
http://lynnadesign.com.br

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores