quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Quando Viramos Mães Deixamos de Ser "Mulheres"? (relato retroativo)

Texto escrito em Maio de 2015.



Sempre me perguntei, com nariz torcido, como podia uma pessoa que antes da maternidade ser bonita e bem cuidada, depois virar uma pessoa "largada", se deixar engordar e não voltar mais, não arrumar mais cabelos, maquiagem, unhas etc.
Me perguntava aonde ia parar todo o seu amor próprio, sua vaidade, seu orgulho de ser mulher (que eu, apesar de não ser tãoo vaidosa, sempre tive muito).

Depois da maternidade, com as constantes incertezas, dúvidas, cansaços, horas e horas dedicados ininterruptamente à criança, entendo melhor essa coisa.
Estou com 1 mês de Olivia em minha vida, e tenho a impressão de que nunca mais serei aquela pessoa arrumada que era antes.

Sei que estou errada, que é só uma impressão, mas o fato é que não sobra tempo! E quando sobra, a última coisa que você pensa é em se maquiar ou fazer as unhas, e sim em tomar um bom banho, dormir, comer bem, ou até trabalhar, que eu passei a gostar mais depois que a Olivia nasceu.

Não me entendam mal, não virei um ser das cavernas, peludo e sem pentear os cabelos. Mas estou dia a dia com roupa de moletom, sutians de amamentação (que tem que ser lavados diariamente, pois SEMPRE vaza leite), cabelo preso pra facilitar a vida, etc. Claro, sempre mantenho o mínimo em dia: dentes, depilação, cabelo penteado, etc.

Pensando aqui comigo, cheguei a uma conclusão: o fato é que não se trata de falta de tempo, porque quando você quer, dá um jeito. A questão é que isso deixa de se tornar uma prioridade na sua vida!

Prioridades, prioridades...O seu bebê se torna a coisinha mais importante, e não tem como não ser a coisa mais importante e não demandar tanto tempo. O bebê precisa disso para viver/sobreviver nesse mundão, e você é o responsável por isso acontecer. Na hora que você precisar sair para ir no mercado ou farmácia, se olhar no espelho com roupa bem simples e cabelo preso (e óculos de sol para tapar as olheiras rsrs), você vai pensar: foda-se! Ninguém paga suas contas e nem acorda de madrugada para acalentar seu bebê em seu lugar. Se antes você tinha a preocupação de estar "apresentavel" para os outros, isso vai diminuir.

Além disso, o tempo de preparar refeições saudáveis e malhar (isso também é se amar, viu?) é super escasso, e você acaba comendo basicamente porcarias e mais porcarias prontas (meu caso atualmente, como qualquer coisa pronta no armário - bolacha, barrinha de cereal, amendoim, iogurte).

Mas, veja bem, isso não significa que vou cada vez menos me cuidar. Na verdade estou somente filosofando sobre como nossa cabeça muda com a maternidade, e como as coisas que antes juramos não fazer, acabamos fazendo e pagando a língua. Na verdade, estou louca pra voltar a usar uma roupa arrumadinha para sair, me maquiar, arrumar o cabelo, usar acessórios estilosos, mas no dia a dia a preguiça impera. É uma briga da vaidade com a preguiça. Eita parzinho complicado de sentimentos esses.

Aí acontece o seguinte: você aceita que a vontade de se arrumar (e a necessidade) são muito menores, e deixa por isso mesmo, ou você luta contra isso e força a vontade de se arrumar, porque afinal, antes de ser mãe você é mulher! Mulher! Empoderada, poderosa, com amor próprio. Pelo menos sempre me senti assim.

Agora estou aqui, fazendo um planejamento de como e quando vou voltar a me arrumar, malhar, cortar o cabelo (ta precisando viu, mas não sei quando vou conseguir sair sem a Olivia de casa por muitas horas), me alimentar com saúde e qualidade, etc. Coisas para cuidar de mim, Elisa.

A princípio parece impossível arrumar um tempo para impôr uma rotina, mas sei que as coisas vão se ajeitando. Se tem uma coisa que aprendi é que as impressões que temos sobre determinada situação sempre mudam ao longo do tempo. Vou me adaptar, vou voltar a malhar (pretendo agora em Maio, viu?), vou voltar a me alimentar bem, fazer dieta, e me maquiar, arrumar o cabelo, etc. Só não sei ainda quando vou tirar o moletom, porque trabalho de casa, o inverno tá chegando, aí já viu né...rsrs

Alguém mais passou por isso? Conseguiu voltar logo à sua vida normal ou ficou estacionada no pijama e rabo de cavalo? kkkk

Acompanhem a minha "volta à normalidade" aqui no blog.
Beijos!

2 comentários:

Unknown disse...

Cade os posts? Estou com saudades!

Rosi Feliciano disse...

Ola! Gostei do seu Blog e tenho um Artigo para colaborar no seu Blog, faço divulgação na minha rede +2 milhões de acessos e te dou Link do meu blog. Não cobro! O que peço em troca peço é um link dentro do artigo para meu blog. Quer receber uma proposta para avaliação?
prof.rosioliveira@gmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores