quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DIY: Como mandar fazer uma penteadeira?

Já vi que tem muita busca por penteadeiras, como fazer penteadeiras, e sempre a um custo mais baixo.
Como falei anteriormente, é dificil encontrar uma penteadeira pronta, nem sei porque, afinal, na época de nossas avós, ter uma penteadeira no quarto era frequente. Extinguiram essa categoria de móvel por algum motivo que eu não sei. hehehe

Mas agora as penteadeiras estão voltando. Alguns lugares já vendem, mas é raro encontrar.

Já expliquei aqui como montar uma penteadeira a preço baixo e com "partes" já existentes.
Agora vou explicar como mandar fazer uma penteadeira barata no marceneiro.

PARTE 1: Escolhendo onde colocar:

Olhe para o seu quarto (ou closet, ou seja lá o espaço que for), e visualize mentalmente em que "canto" você pretende deixar a penteadeira. As vezes só temos um cantinho que sobra entre os outros móveis, outras vezes temos vários cantos livres.
Se só tiver uma parte do quarto livre, é lá mesmo que vai.
Se tiver mais de uma parte, leve em consideração a passagem, a abertura de portas (do quarto, do armário, etc), a distância entre o próximo móvel, e a iluminação. Sempre tente pegar um local do quarto em que bata mais luz - o espelho deve refletir essa luz no seu rosto.
Outra coisa que se pode levar em consideração é a posição do espelho: há quem acredite que não se deve colocar um espelho em frente à cama, que atrai energias ruins, etc. Coisas do Feng Shui. Eu sempre evito.
Pode-se colocar uma penteadeira embaixo de uma janela, aí pode-se fazer o seguinte: OU a janela não é aberta com frequência, aí o espelho vai contra a janela, OU o espelho é retrátil.


PARTE 2: Vendo o tamanho disponível.

Pegue uma fita métrica ou régua e meça o tamanho em largura e profundidade que você tem disponível no espaço escolhido.
De preferência, você não deve ocupar TODO aquele espaço, já que tem que ter lugar para coisas extras, como lixeirinha, passa-fios, gaveteiro, etc.
O tamanho médio de altura para a penteadeira é 75 cm, de profundidade é de 47 cm até 60 cm (a minha tem 50 cm), e de largura é a partir de 90 cm.

PARTE 3: Anote tudo o que você precisa de espaço.

Por exemplo: eu anotei para mim que queria espaço para todas as minhas atuais e futuras maquiagens, espaço para guardar perfumes, para eletrônicos para cabelo (chapinha, secador..), acessórios para cabelos (bobes, spray, grampos...), unhas, pele (incluindo algodões, demaquilantes, cremes), remédios, acessórios (chiquinhas, grampos, tic tacs, piranhas, etc...), bijous, relógios e óculos, além de futuras altas demandas.
Além disso, também queria que essa mesma penteadeira eventualmente servisse como mesa para que eu pudesse usar meu notebook sossegada no quarto, e também para ter espaço de mais de uma pessoa se arrumando.
Cada pessoa tem sua necessidade, tem quem só precise de espaço pras makes, que o resto já tem lugar, e tem quem queira só um espaço pra se arrumar sentadinha, sem o vapor destruidor do banheiro heheh.
Pense no que precisa, anote, e calcule quanto espaço precisa para cada coisa: 1 gaveta grande para unhas, 1 para cabelos, 2 para makes, etc... 



PARTE 4: Desenhe a penteadeira ou adapte em um desenho pronto.

Se você tem algum talento (ou pelo menos noção de tamanhos e proporções), desenhe você mesma, como quiser a sua penteadeira baseado no que anotou nos passos 1, 2 e 3.
Mas se não tiver NENHUMA capacidade, estou oferecendo desenhos prontinhos de alguns modelinhos básicos de penteadeiras. Modernas e de linhas retas, de modo que você possa adicionar o que você quiser.

Aqui estão as penteadeiras com os downloads disponíveis:













Como fazer do seu jeito:
-imprima o desenho
-rabisque por cima o que quiser mudar, conforme o que foi anotado anteriormente (tamanho, mais gavetas, menos gavetas, espelho, vidro, cor, etc)
Fica mais ou menos assim:



PARTE 4: Entrando em contato com o marceneiro.

Esse trabalho é simples para um marceneiro, portanto, não gastem fortunas desnecessárias com marcenarias caras. Procurem no google marcenarias em suas cidades (ou próximas), pegue o e-mail e mande a imagem escaneada com tudo o que quer, ou vá direto no marceneiro, e peça orçamento.
Faça isso com várias marcenarias. Muitas vezes não há uma empresa própria de marcenaria, mas vai por mim, um marceneiro só é capaz de fazer isso e cobra beem mais barato pelo trabalho idêntico.

Eu, por exemplo, moro em Porto Alegre e contratei tudo por e-mail a marcenaria APARECIDA MÓVEIS, que fica em Viamão, uma cidadezinha próxima à minha, e obviamente bem mais barata do que as de Porto Alegre.
Eles me cobraram 600,00 reais para mandar fazer a penteadeira completinha, e o preço já incluía a entrega e montagem do móvel.

Sobre o preço: tenha em mente que quanto mais "acessórios", mais cara será a penteadeira. Gavetas, por exemplo, podem não parecer mas são caríssimas. Gavetas custam muito mais caro do que a mesa em si, o que é uma coisa lógica, pois vai mais material e mais mão de obra nesse detalhe. Se você quiser uma penteadeira realmente barata, faça só o tampo (ou só com as gavetas frontais) e compra um gaveiro daqueles de plástico ou acrílico, que são bonitinhos e práticos.
Isso com certeza vai ser beem barateeenho.
Também dá pra mandar fazer só o tampo (modelo 1) e comprar em outro momento um gaveteiro de madeira, lindo.

Depois disso, é só pagar e ser feliz!
É fácil, só exige planejamento. E qualquer um(a) pode ter sua penteadeira eeeeeh!

Gostaram?
Bjos


________________________________________________________________

14 comentários:

Carolina Sofia disse...

pra mim.. penteadeira eh uma escrivaninha com espelho no fundo. rs...

Elisa Hoffmann disse...

hauahuahauah
pra mim também!
Mas quando eu estava procurando uma escrivaninha pra montar a penteadeira, só achava umas feias e com aquela parte para colocar teclado.
Nao tinha nenhuma SIMPLES.
hehehe

Anônimo disse...

Vou dar uma sugestão de post:

Pra mim morar em um lugar, tem que ser funcional, ainda mais quando se mora em apartamento, onde cada cantinho vale ouro, para colocar cada coisa em seu devido lugar.

Eu vi nums posts passado vc falando do seu guarda-roupa e como mandou fazer, queria pedir/sugerir, que você desenhasse também guarda-roupas funcionais, com gavetas, compartimentos, a parte de cabides, essas coisas. Eu só encontro guarda-roupas horrorosos para vender e pedir a um arquiteto na MINHA cidade pra montar um, primeiro, vc tem que pagar, segundo, ele vai fazer um troço "bonito" e nada funcional. Já vi que vc gosta de aliar funcionalidade com beleza, então... Faz esse post?

Beijos!

M.

Ester disse...

Menina seu blog é lindo! Estou lendo tuuuudo auhauhuahua..não sei como não o tinha encontrado antes...
Amei!
Beijos e sucesso!

Lívia Medeiros disse...

Uau, posto completíssimo! Adorei!
Estou te linkando em um post meu, bjo!
Lívia
eumoraria.blogspot.com

Lujampa disse...

Me diz uma coisa na verdade a profundidade dessas gavetas que ficam logo na base são de 10 cm???

Lujampa disse...

Pois na descrição num entedni bem....

simone disse...

Nossa! Já faz mais de ano que vc postou e te digo AMEI demais! Vou tentar achar uma penteadeira mais romântica numa loja de Antiguidades, mas se não encontrar ($) usarei seu projeto. Muito e muito obrigada por compartilhar conosco!

Bjãooo

simone disse...

Nossa! Já faz mais de ano que vc postou e te digo AMEI demais! Vou tentar achar uma penteadeira mais romântica numa loja de Antiguidades, mas se não encontrar ($) usarei seu projeto. Muito e muito obrigada por compartilhar conosco!

Bjãooo

Enylla Amorim disse...

Amei , tanto que vou fazer igualzinha .

Flávia disse...

Nossa, adorei seu post! Tô procurando a penteadeira ideal e adorei suas dicas! Beijos!

Mariiana disse...

Como faço ? Alguém me dá uma dica ! Meu espaço disponível para a largura de minha penteadeira é de 60cm e de profundidade é de 40cm, aí tenho que mandar um marceneiro fazer ! Mas não tenho ideia de modelos pequenos, vc pode me ajudar ! Obg...

clarissadourados2 disse...

Nossa amei o post, é muito bom quando a gente está querendo fazer alguma coisa e acha alguém falando sobre o assunto,muito bom seu blog e já estou seguindo...
Convido a vistar e seguir meu blog se gostar!
Beijos e te espero lá!
http://clarissadourados2.wordpress.com/

Leticia Medina disse...

Adoreii!!!visitem
http://beautiful-wetroses.blogspot.com/
obrigada!!!!

Related Posts with Thumbnails

Search

Carregando...

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores