terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sobre como os blogs de moda são, e a it calça da Zara

    Sabe gente, vou fazer um desabafo, gostaria que vocês lessem e me dessem sua opinião.
    Acompanho muitos (MUITOS!) blogs de moda, e adoro ver looks do dia conforme as tendências, assim me inspiro e já sei mais ou menos o que comprar.
Leio blogs ótimos brasileiros e também os gringos. E vendo isso, sempre achei a moda fashionista muito cara, de difícil acesso, já que cada peça sozinha é bem cara, e na moda fashionista as coisas mudam com uma rapidez muito maior que a chegada (e a quantidade) dos nossos salários. Todo dia surgem novas tendências, novas cores, formas e tudo mais. Acho tudo lindo, apesar de que acho que uma tendência deveria durar mais tempo. Aquela moda da calça vermelha, por exemplo, fiquei louca pra ter, linda, vibrante, poderosa...quando fui poder comprar uma, li na mesma semana que essa moda "já era"! Gentemm! Fala sério né! Foi pouquissimo tempo! 
    E aí entra o preço, que é decisivo, e aonde eu quero chegar: a diferença entre o Brasil e o exterior (em relação a moda, mas serve pra muitas outras coisas). Essa mesma calça no Brasil custava, na época em que "estava" na moda, no mínimo 250,00 reais. Mas no MÍNIMO mesmo, afinal, só as IT lojas tinham pra vender. Claro, não consegui comprar. Cheguei na Europa e vi várias lojas vendendo essa calça, por um preço de 20,00 euros, em média  (o que daria em reais, cerca de 50,00). 
    Aí, morando aqui e conhecendo as lojas, os preços, o funcionamento da moda, percebi mais uma coisa: nós, brasileiros tupiniquins, aceitamos pagar um preço absurdo para estar na moda. E ainda os blogs exibem o preço de um shorts por "apenas" 600,00 reais como se fosse normal! Gente! Isso é surreal!
Por exemplo, blogueiras gringas que se vestem MUITO bem, na maioria das vezes compram em lojas populares (as tais fast-fashion), tais como: H&M, Forever 21, Bershka, Stradivarius, Blanco, etc... Essas lojas tem preços super baratos de roupas da moda. Ou seja: elas sao gente como a gente, e são ícones de moda. E sabe o mais legal? Elas, as blogueiras, REPETEM a roupa! ÓOOOhhh! RE-PE-TEM!
    Como assim? Elas podem comprar a hora que quiserem (e compram, claro), por um preço barato, e ainda assim repetem e mostram nos blogs? Sim! E eu acho isso DEMAIS! Adoro ver roupa repetida em look do dia, e acho descabido e fora da realidade uma pessoa TODO SANTO DIA mostrar roupas com peças totalmente diferentes...dá impressão de que pega emprestado com as amigas, tias, primas e etc só pra dizer que não repete roupa.

   As blogueiras brasileiras, por sua vez (não todas, só as ricas, claro), são lindas, se vestem MUITO bem (muitas vezes melhor que as gringas), mas eu nunca vejo elas usando roupa da C&A, da Renner, da Marisa ou da loja da "Lulu" no centro da cidade. Se nós não temos H&M, Forever e etc, temos as nossas versões nacionais, que até tem cumprido um bom papel de nos trazer a moda de forma barata (nem tanto, mas tudo bem). Essas meninas parecem se envergonhar dessas lojas e só compram nessas lojas caríssimas daqui, andam com as bolsas dos estilistas, sempre com uma nova a cada coleção, e dão a dica pras leitoras, como se fosse super barato. Aí ficamos todas frustradas por não ter a bolsa que custa 2 mil dólares (oi?). Acho lindo, claro. MASSS....esses blogs perdem a funcionalidade, que é servir pra inspirar looks para diversas ocasiões, por isso deveriam usar roupas mais acessíveis TAMBÉM.

    Admiro DEMAIS aquela blogueira Alexandra, do Blog LovelyPepa, que vira e mexe repete alguma peça e renova o look lindamente, como na vida real. E a brazuca que gosto é o blog Um Ano Sem Zara, da menina que prometeu não comprar nenhuma roupa ou acessório durante um ano, e mostra 365 looks do dia com o que ela tem no armário. Ótimo, né? É com essas que me identifico.



Pepa e seus amazing e barateenhos looks do dia.


 Um Ano Sem Zara, em dois dos 365 looks do dia.

   Eu compro endoidadamente aqui em Dublin só porque os preços são baixos, as coisas são bonitas e quero, com essas peças que estou comprando, poder repetir muitas e muitas vezes os looks. Isso é ser esperto e saber brincar com a moda e respeitar seu dinheiro. Não acham?

    Bom, esse texto todo eu resolvi escrever para chegar a um produto: a calça étnica da Zara, super falada, comentada e tudo mais. A Tássia (que é uma blogueira de quem eu ADORO o estilo) comprou numa loja virtual que manda as roupas daqui da Europa pro Brasil, além de muitas blogueiras gringas também falarem dela (da calça).



 

Confesso que quando vi a primeira vez a calça na foto, achei meio esquizitinha, e até feinha. Porém, um dia desses eu estava passeando na Zara e vi a dita-cuja lá, jogada num balaio de promoções. Peguei, olhei aquela coisinha feia no tamanho M e vi o preço: 9,99 euros! Pensei comigo: não gosto dela agora, mas acho que vou levar porque muitas vezes dei o braço a torcer em questão de moda. E levei! Faz dias que queria mostrar pra vocês (sem look do dia, por enquanto), mas fui deixando ela o armário. Sabe que estou gostando dela agora, como imaginei que ia acontecer? Hehehehe. Estou gostando dessa onda tribal rolando pelo mundo fashion.



Olha o precito! Isso é que é se vestir bem:  na moda por um preço suuuuper amigo!

    E aí eis que vejo várias meninas no Brasil loucas pra ter essa calça, e até pagando 150,00 reais para alguém (dessas lojas que falei) enviar pro Brasil. Fiquei boquiaberta! De um balaio na liquida (essa calça nem tem mais pra vender aqui, pra se ter uma ideia) para 150,00 reais no Braza. Aí volta aquela questão: Brasileiro ganha pouco e acha legal pagar um absurdo por uma roupa qualquer. 

    Eu acho que todo mundo deveria fazer um esforcinho e pegar esses mesmos 150,00 reais e juntar, e a cada vez que quiser comprar algo, ao invés de comprar, juntar esse dinheiro que iria gastar. Faz isso ao longo de um ano, e aí vai pro exterior ser feliz, porque aqui seu rico e suado dinheirinho vale MUITO mais, infelizmente!
Eu pretendo fazer isso quando voltar: continuar me planejando para fazer compras no exterior pra toda família 1x por ano. Afinal, como eu li uma vez em uma revista: "eu faço compras no exterior porque não sou rica". E não é?

    Que fique bem claro: eu só gasto meu dinheiro suado com coisas BARATAS e que VALHAM A PENA, mesmo aqui. Zara e Topshop não são realmente o que se pode chamar de "baratas", por exemplo, mas as vezes compensa pela qualidade e pelo design.
E pela primeira vez na vida, tenho uma IT calça! Que daqui a 1 mês já deve estar saindo da moda, mas eu não ligo. Assim como a calça vermelha, que eu comprei e continuo usando e achando LENDA!



Esse post não é uma crítica a ninguém, afinal, cada um leva a vida do jeito que pode, mas estou só filosofando a respeito das diferenças.
Só pra finalizar, se alguma blogueira estiver lendo isso (acho meio difícil, mas): faça mais looks com peças repetidas, de preferencia mais barateenhas. Nos ajude, nos inspire!
Concordam?

12 comentários:

Anônimo disse...

Nossa menina, eu concordo! Haja dinheiro pra acompanhar a moda hehehe. Ainda bem que existe a Renner, C&A e Marisa. hehehe
beijos

Junia Gonçalves disse...

Super concordo com sua reflexão... rsssss.
total a favor da repeticao de roupas, bora fazer mais looks inspiradores.

Clarissa disse...

Só pra complementar, ainda tem algumas das blogueiras q postam look do dia com roupas caras como se fosse normal e q na verdade são jabás. é o fim.

Anônimo disse...

POST PERFEITO! o maior problema é que até renner, c&a, etc tão ficando caras.... qualquer tshirt custa 50 reais, camisa "de seda" 80 reais, calça jeans 100.... muito melhor mesmo juntar dinheiro ao longo do ano e comprar fora!

Katiana disse...

Adorei o post, e o que escreveu é a mais pura verdade! Beijinhos.

Unknown disse...

Elisa, pior que essa é a verdade. E qdo vc voltar vai mer, vai dar mais vontade ainda de voltar pra comprar. Roupas aqui é um absurdo de caro!

Confesso que minha loja preferida é a H&M, acho que até mais que a ZARA aí, por ser mais barata e sempre acho peças lindas. Como por exemplo meu casaquinho listrado que amo!
Gosto da Forever 21... ahhh várias!

Anônimo disse...

menina!!! super concordo contigo.... muitos blogs do brasil leio pr ler... pq os modelitos que as fashionistas usamm sāo carèsimoss... tipo uma saia 1000 reais e assim vai....pra elas parece que todo mundo pode comprar....pra quem tem muito dinheiro è muito fácil andar na onda da moda!!!
bjus linda
adoro seu blog
mirela valle

Anônimo disse...

Super concordo c vc; eu digo sempre isso, mas tupiniquin é tupiniquin, não tem jeito. Roupa como tudo aqui é carissimo e como vc diz - ganha-se mal - mas o tupy quer ostentar!... ao invés de economizar p poder sair daqui e abrir a cabeça, evoluir, ver q o mundo é mto mais.
Ótimo post!!!
Abçs

Anônimo disse...

nossa Elisa te entendo perfeitamente!

Verônica Otero disse...

Super concordo! Quando eu fui para Londres comprei tanta, mas tanta coisa que com o dinheiro que lá gastei não comprava nem metade no Brasil!!!!

Andréia disse...

Muito bom o post, Elisa. Me identifiquei muito. Chique é saber o valor do dinheiro e como disse Danusa Leão, ter "cara de rica" envelhece hehe. Beijos!

Naty Gerhard disse...

Ótimo post!!
Adoro teu blog, embora nunca comente... heheh

Related Posts with Thumbnails

Quem Sou Eu?

Receber atualizações do blog por e-mail:

Seguir com Bloglovin

Follow My Cherry World

Seguidores